Milagre o Testemunho da Verdade

terça-feira, 26 de junho de 2012

ADORAÇÃO DE IMAGENS


Acusação dos Protestantes: Maldito quem faz e maldito a casa, maldito quem adora , não se deve fazer imagem do que estar no céu ou na terra, 
Resposta: olha sobre isto se deve ver todo o contexto se não dirás que Deus é incoerente com duas conversar, quem tem compromisso com Deus vai procurar entender isto, pois se for olha da forma do texto, o ensolando dos demais, só para acusar a Igreja Católica, então não tem compromisso com Deus, Porque deve olhar todo o contexto fazendo o que cristo falou para examinar as escrituras, e não só um palavra, para desta forma deixar a bíblia explicar o que ela estar expondo, para não colocar Deus e a sua palavra em escândalo, fazendo divisões na Igreja com outras ideologias de fé, pois olhando todo o contexto se encontra muito claramente que se tratava sobre qualquer adoração que se fazia a Deuses criados pelos homens, sejam de barro, ou bezerro de ouro, ou um boneco ou adoração ao sol, ou adoração a saturno, ou adoração a animais, ou qualquer imagem e escultura que o homem deste o título de Deus, como se o homem poderia dizer quem é Deus ou quem não é, pois só existe um, o Deus de Abraão, mais pelo contrario a Igreja Católica não faz nenhuma referencia se não a o Deus de Abraão, e as estatuais e um testemunho e homenagem dos santos que serviram a este Deus por Cristo, estas referencias aos santos é até testemunho, porque: bem, se eu chegar na sua casa se eu vir a imagem que referencia a Maria, quem a ver instantaneamente ver que vc acreditar no filho que ela gerou, desta forma acreditar em quem o enviou no caso Deus, não pode negar isto, é uma forma até de confessar que crê no Deus de Maria, o Pai de Jesus o Deus de Abraão, e Cristo, é a segunda pessoa da trindade, não foi criado é o filho legitimo de Deus, é da mesma essência, substancial ao pai, sendo assim Deus filho, não criado, os dois são um, mais distinto em três, pai filho e espirito santo, e quem recebe o filho, recebe a Deus, e quem recebe os pequenos de Cristo, na qualidade de discípulos de Jesus, recebe o próprio Cristo, recebendo assim a Deus, e quem recebe a mãe de Cristo na qualidade que Deus a colocou, recebe a Deus, mais quem não os recebe, não recebe a Cristo, negando assim quem o enviou o Nosso Deus, então fazer referencia aos santos, não é adorar, mais receber a quem Deus enviou,

Vejamos, se eu sendo Rei, vc me recebe com a maior honra na sua casa, e logo depois vindo meus filhos e filhas e vc despreza, em verdade vc não me honra, mais se vc recebe todos que vem em meu nome, e os trata como maior veneração por vim apenas em meu nome, vc estar me honrando muito mais ainda, do que se for apenas a mim, pois sendo assim desonramos a Deus se não recebemos a quem ele envia, e venerá não é adorar, venerá é a mesma coisa que fazemos aos nossos pais, o amamos, como elogiamos por eles ser quem são, e glorifiquemos mais ainda a Deus, por venerar os santos, pois fazemos por ele, e desta forma a gloria é de Deus,

diferente dos pagãos que adoravam outros Deuses, não recebiam e não faziam referencia ao único Deus, mais pelo contrario, faziam imagens e usurpavam o título de Deus, chamando e fazendo culto de adoração a Deuses falsos que eles criavam, e adoravam demônios como se focem Deuses, se deve saber fazer a distinção de veneração para Adoração,

Pois Adoração é quando damos o título de Deus seja a qualquer entidade, objeto, animal, escultura, seja qualquer coisa que o homem tenha a infelicidade de dizer que é Deus, e conseguintemente se faz um culto em memória deste falso Deus, culto este que realizado com um sacrifício de animal, com sangue, vemos exemplos dos israelitas quando se fazia um culto ao verdadeiro e único Deus, faziam um sacrifício de um cordeiro que já simbolizava Jesus, que é o cordeiro de Deus que veio tirar os pecados do mundo, Deus enviou o seu sacrifício perpetuo encerrando assim os sacrifícios que se faziam, pois era apenas um espelho sobre aquele que viria nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, e todo o domingo os  católicos se reúnem para em espírito e em verdade adorar a Cristo, na santa eucaristia  verdadeiramente corpo, alma e divindade de nosso Senhor.  provando assim que quem realmente adora e faz adoração em espírito e em verdade todos os Domingos é a santa Igreja Católica, e nunca se viu e nem se verá a Igreja Católica dar um título de qualquer santo de Deus e muito menos fazer um culto que se deve ser feito apenas a Deus, nunca serviu e nem se verá, e a sim a santa Igreja só faz memória e culto de adoração sobre o sacrifício perpetuo a penas a nosso Deus em espírito e em verdade,em memória de Cristo, agora os protestante que ficam tanto acusar a única Igreja fundada por São Pedro e edificada por Cristo, é a única que faz todo o domingo adoração a Deus no sacrifício perpetuo, estes protestantes que acusam erroneamente a santa Igreja Católica de idolatria,  se devem retratarem deste erro e esta acusação, para que este pecado contra a santa Igreja Católica seja perdoado, se arrependam em quanto a tempo, e outra coisa a Santa Igreja trouxe ao mundo a conhecer como instrumento do pai, quem é o único Deus e quem é o filho, e quem é o santo espírito, testemunhando a santa trindade, pela tradição dos apóstolos que ela recebeu,
então estar claro que adoração é dizer que qualquer coisa é Deus e fazer um culto de sacrifico de sangue ao mesmo, mais o que a Igreja Santa madre faz é relembra os santos com esculturas, destas pessoas como Maria, São Pedro, São Paulo e outros que foram grandes instrumentos de Deus por cristo para salvação de muitos, como Cristo disse aquele que recebe a quem eu envio a mim me recebe, e quem   a mim recebe, o pai o recebe,


pois se alguém afirmar que Deus proibiu fazer qualquer imagem e abri a boca para fazer esta afirmação estar na sua ignorância ou teimosia dizendo que Deus tem duas conversa, uma coisa que não é, pois se ver muito bem claro a bíblia mostrando que Deus abençoa ou proíbe é porque estar errado ou certo, não tem dois termos ou sim ou não, pois se ele num momento mandou e abençoo as  estatuas e em outros ele proibia fazer, então deves entender e examinar, pois Deus não tem duas conversa ele é, o mesmo antes hoje e sempre, onipresente, onisciente e onipotente, Pois o mesmo Deus mandou fazer dois querubins da gloria, o próprio Deus disse as medidas da imagem e como ela deveria ser feita, e o próprio templo que Deus mandou Salomão fazer tinha todo tipo de imagens de animas, o mesmo Deus mandou fazer e colocar uma estatua de cobra, para que todos que focem picados por cobras, apenas olhassem a imagem eram curados, e acontecia este  milagre, Deus não proibiu fazer imagem, mais pelo contrario mandou fazer, inclusive a nossa, somos a imagens de Deus, pois todas as imagens que foram feitas, foram para gloria referencia a Deus, em lembrança a ele, desta forma quando fazemos imagens dos santos, estamos fazendo referencia as santos de Deus, assim como as imagens dos santos anjos, fazem referencia ao Deus que os Criou, vejamos o próprio Deus mandou fazer os dois querubins, e Deus se revelava e falava para o seu povo no meio das duas estatuais dos anjos, então estar claro que Deus não proibiu fazer imagens, mais se a imagem faz referencia a Deus, vemos que não era proibido, mais o próprio Deus mandou fazer, já que claramente e inegavelmente estas imagens fazem referencia a ele, vejamos o porque que os querubins fazem referencia a Deus, porque Deus lá no céu os querubins estão diante dele, e Deus assim mandou fazer aqui na terra estas duas estatuais uma em frente a outra como esta imagem abaixo,

pois ele se revela no meio delas, uma referencia como lá no céu, Deus diante dos querubins da gloria, assim como as imagens dos Anjos fazem referencia a Deus, as imagens dos santos fazem referencia ao único Deus que os enviou, e como Jesus disse seremos como os anjos nos céus, e assim todos os santos, estão no céu adorando, louvando, glorificando, este Único Deus, e quando colocamos uma imagem dos santos em nossa Casa, como de Maria e dos discípulos de Cristo, estamos dando testemunho que cremos no Deus deles, isto é o único, então a gloria e de Deus, pois é em nome dele, e os santos vieram em nome dele, são servos e filhos dele, e estas imagens logicamente, claramente, inegavelmente, só tem um destino glorificar, relembrar, em referencia ao Deus de Abrão, lembrando aqueles que serviram e foram instrumento de Deus aqui na terra, para servi de exemplo para nós a lus que eles foram no mundo, para imita-lós e assim melhor servir a Deus, assim como São Paulo apostolo falou sejam meus imitadores como eu sou de Cristo, e assim os primeiros Cristão intenderam muito bem, que Deus não tinha proibido fazer imagens, e vemos muitas imagens do primeiro seculo da era Cristã, retratando a paixão de Cristo, retratando a Seia, e estas imagens servirão tanto para testemunho dos iletrados como para os surdos, como um testemunho que realmente houve tudo que as escrituras narram,

E são lembranças dos instrumentos de Deus aqui na terra,  e como Deus usou uma estatua de cobra para operar milagres, isto já diz muita coisa, o que não pode é dize que a mesma é Deus seria um absurdo, que foi o erro dos israelitas, muitos dizem que alcançaram milagres por promessas com os santos do altíssimo, ou indo  até uma estatua pagar uma promessa e ser alcançada, olha não devemos esquecer que a fé cura, a roupa que Jesus estava usando ela não tinha poder, mais quando uma mulher que sofria de fluxo sanguíneo, acreditou que só tocar na roupa de Jesus seria curada e assim foi, como Cristo falou a tua fé te curou, e Cristo falou que naquele momento saiu pudor (poder) dele, Deus permite que pela fé sejamos curados, ela não pediu permissão a Jesus pela cura, e nem para toca-lo mais a permissão já vem de Deus que pela fé seja alcançada a graça, pois esta fé é por Cristo e Deus é glorificado em Cristo, pois ele dar testemunho deste Deus, como todos estes santos que a Igreja faz referencia em lembrar, como encontramos o próprio Cristo afirmando nas passagens bíblicas, dizendo Acolher um mensageiro de Jesus significa acolher o próprio Jesus e acolher a Jesus significa acolher o próprio Deus Pai, pois quem recebe a quem Cristo enviou, recebe a Cristo e quem recebe a Cristo recebe o pai, é uma comunhão perfeita pois em tudo Deus é glorificado, e é o que a Igreja Católica faz recebe aquém Cristo enviou, pois ela á e a prova viva dos descendentes apostólicos, e como as escrituras dizem bendito quem vem em nome do senhor, vamos sim bendizer os santos que vem em nome do senhor, e foi a Igreja Católica e seus santos membros corpo de Cristo, nestes 2000 anos de historia cristã, tem e vem dando testemunho de Cristo, como da própria bíblia simplesmente porque ela é a igreja dos apóstolos, fundada por Pedro edificada por Cristo, guiada pela Espírito de Deus que habita nela.


Mas o que realmente Deus proibiu sobre as imagens, bem vou mostrar verdadeiramente em comunhão com as escrituras sagradas em todo seu contexto e sua historia, o que Deus proibiu mesmo sobre as imagens, entre outras coisas foi isto abaixo,


Enquanto Moisés estava no monte na presença de Deus, os Israelitas fizeram uma estatua de ouro de um bezerro e deram o título de Deus, e Deus os castigou por isto, olha quando se ver Deus condenando as imagem no final do texto estar claro e aparece o nome de Deuses falsos, nesta mesma acusação que eles usam para afirma,  se eles  ler todo o texto em contra a palavra Deuses falsos, que quer dizer que as pessoas que fizerem qualquer  imagem e dizer que o mesmo é Deus, é maldito até a casa, como os pagãs e gregos que tinham vários Deuses como, na antiga Grécia nas mitologias sobre Hércules, Deus da guerra, Deus Zeus, como no Hinduísmo na Índia referencia a um Deus elefante e vários animais são considerados Deuses, e fazem imagens de animais e esculturas e os intitulam como Deuses, pois o fato de adora é quando o homem colocar sua fé e sua alma em posição de crê que tal escultura imagem seu Deus, e fazendo um culto de adoração a este Deus falso, culto este com derramamento de sangue, então ele peca gravemente porque só um é Deus, a quele que enviou Jesus nosso Senhor, e muitos outros exemplos que os homens deixaram de adorar o único Deus para criar Deuses falsos,  mais pelo contrario a Igreja Católica não faz nenhuma referencia se não a o Deus de Abraão, é a Igreja Católica todos os domingos faz o culto de Adoração, apenas a Deus em espirito e em verdade,

Revisando um puco mais o que já foi comentado, mostrando a resposta, sobre as falsas acusações,

VENERAÇÃO DE IMAGENS

ACUSAÇÃO: Os católicos praticam a idolatria, fazendo e adorando imagens, o que Deus, proíbe na Bíblia, dizendo; "Não farás para ti escultura alguma do que está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra"( Ex 20,4).
RESPOSTA: O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança ( Ex 25,18-20 ). Manda-lhe, também fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas ( Num 21,8-9 ). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões ( I Reis 6,23-35 e 7,29 ), etc.


Seria uma grave blasfêmia desses "crentes" considerar Deus como incoerente, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecido que no outro lugar o teria proibido! Ora, os primeiros cristãos martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a Bíblia com mais atenção e respeito. Eles não tiravam esses trechos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram convencidos de que Deus proíbe apenas fazer imagens de deuses falsos, e adorá-los, ¾ como o faziam os vizinhos pagãos, ¾ mas Ele não proíbe fazer outras imagens.
Eis o verdadeiro sentido desta proibição bíblica, no seu contexto: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles deuses, que na errada imaginação dos pagãos) está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, (à imitação dos pagãos) ( Ex 20,2-5). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. "Não adores nenhum outro deus"( Ex 34,14 ) ou "Não farás para ti deuses fundidos"( Ex 34,17).
Por isso os primeiros cristãos pintaram nas catacumbas muitas imagens das cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento e legaram, para a veneração dos séculos posteriores, as imagens de Cristo-Sofredor, na toalha de verônica, e no sudário sepulcral, guardado em Turim, na Itália.
Alguns santos dos primeiros séculos afirmavam que as imagens da Bíblia, da Via Sacra, de Jesus crucificado e dos Santos são o único "livro" que também os pobres e analfabetos entendem e aproveitam. Isso vale, ainda hoje, para milhões de pessoas.


O sentido da veneração das imagens, segundo a tradição dos Apóstolos, está resumido nesta bênção de imagens do Ritual Católico:
"Deus eterno e todo-poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura das imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitir as suas virtudes. Nós pedimos que abençoeis e santifiquei esta(s) imagem (s), feita (s) para recordar e honrar o vosso Filho Unigênito e nosso Senhor Jesus Cristo ( ou: o (s) Santo (s) NN. Concedei a todos os que diante dela (s) desejarem venerar e glorificar o vosso Filho Unigênito ( ou: o (s) Santo (s) NN), que por seus merecimentos e intercessão, alcancem no presente a vossa graça e, no futuro, a glória eterna. Por Cristo, nosso Senhor Amém".


As Imagens, Por quê? O culto às imagens hoje em dia é muito discutida. As igrejas protestantes dizem se tratar de idolatria. Vejamos: O livro do Êxodo proíbe aos israelitas a confecção de imagens. Por quê? Porque poderiam dar a oportunidade dos israelitas imitarem os povos pagãos. Mas essa proibição não era de tudo. Deus mesmo mandou a confecção de Imagens. Não acredita, vejamos: EX 25,17-22: "Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim numa extremidade e outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com suas asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dos querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel." É Deus mandou a construção de dois querubins... Por isso a Bíblia costuma dizer que "Javé está sentado sobre os querubins" (cf 1sm 4,4; 2Sm 6,2; Rs 10,15; Sl 79,2; 98,1). Existem outras leituras que eu aconselho a fazer para um melhor esclarecimento. Abaixo vão as leituras e uma breve descrição: 1 Rs 6,23-28: O texto menciona os querubins postos junto à Arca da Aliança no Templo de Salomão. 1Rs 6,29s: As paredes do Templo de Salomão foram revestidas de imagens de querubins. Nm 21,4-9: O Senhor Deus mandou confeccionar a serpente de bronze para curar o povo mordido por serpentes. 1Rs 7,23-26: O mar de bronze colocado à entrada do palácio de Salomão era sustentado por 12 bois de metal. 1Rs 7,28s: Havia entre os ornamentos do palácio de Salomão imagens de leões, touros e querubins. Os próprios judeus compreenderam que a proibição de fazer imagens era condicionada por circunstâncias transitórios, de modo que aos poucos foram introduzindo o uso de imagens nas suas sinagogas. Vide o caso, por exemplo, da famosa sinagoga de Dura-Êuropos, na Babilônia, na qual estavam representados Moisés diante da sarça ardente, o sacrifício de Abraão, a saída do Egito e a visão de Ezequiel. Já é o suficiente???? Não, então tem mais.... Pelo ministério da Encarnação, sabemos que Deus quis dirigir-se aos homens por meio da figura humana de Jesus, o Messias. Este, por sua vez, quis ilustrar as realidades invisíveis através de imagens, inspiradas pelas coisas visíveis: assim, utilizou parábolas e alegorias que se referiam aos lírios do campo, à figueira, aos pássaros do céu, ao bom pastor, à mulher que perdeu sua moeda, ao filho pródigo... Mais: a evolução dos povos, que foram aprimorando sua cultura, tornou menos sedutora a prática da idolatria. Isso tudo fez com que os cristãos compreendessem que a proibição de fazer imagens já cumprira seu papel junto ao povo de Israel; doravante prevaleceria a pedagogia divina exercitada na Encarnação, que levava os homens a passar das coisas visíveis ao amor pelas invisíveis. A meditação acerca das fases da vida de Jesus e a representação artística das mesmas tornaram-se recursos através dos quais, o povo fiel procurou se aproximar do Filho de Deus. Em conseqüência, os antigos cemitérios cristãos (catacumbas) foram decorados com diversos afrescos, geralmente inspirados em textos bíblicos: Noé salvo das águas do dilúvio, os três jovens na fornalha cantando, Daniel na cova dos leões, os pães e os peixes restantes da multiplicação feita por Jesus, o Peixe - Ichthys -, que simbolizava o Cristo... Nas igrejas, as imagens tornaram-se a Bíblia dos iletrados, dos simples e das crianças, exercendo função pedagógica de grande alcance. É o que notaram alguns escritores cristãos antigos: "O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda grandemente" (São Gregório de Nissa, século IV). Brigas na casa de Deus!!! Nos séculos VIII e IX, verificou-se na Igreja uma disputa em torno do uso das imagens - a luta iconoclasta. Por influência do judaísmo, do islamismo, de seitas e de antigas heresias cristológicas, muitos cristãos do Oriente puseram-se a negar a legitimidade do culto das imagens. Os imperadores bizantinos tomaram parte na querela, mais por motivos políticos do que por razões religiosas. A controvérsia foi levada ao Concílio de Nicéia II (787); este, com base nos raciocínios de grandes teólogos como São João Damasceno, reafirmou a validade do culto das imagens; culto de veneração, e não de adoração, é preciso ressaltar. O culto das imagens é, portanto, relativo; só se explica na medida em que é tributado indiretamente àqueles representados pelas mesmas...

Não existe culto de adoração sem antes nós colocarmos a nosso fé, espirito e vontade em posição de crê que tal imagem é Deus, pois isto é um estado de espirito, e para ser feito o culto a este Deus que se propõe adorar, se faz um sacrifício de derramamento de sangue, só poderíamos estar adorando uma imagens se nossa fé estiveste direcionada que tal objeto ou imagem é Deus, e sendo assim fazer o culto de adoração, na fé direcionada ao mesmo, então nenhum Católico nem em lapso de loucura, muito menos nos ensinos e doutrina da Igreja, já se viu dar o título de Deus a algum santo, mais pelo contrario apenas fazem referencia que eles serviram ao único Deus, e isto é uma diferença enorme, pois a gloria continua sendo direcionada a Deus, e mais ainda a ele, pois é por ele, em referencia a ele, vejamos mais abaixo, uma diferença de culto de adoração e venerar ao santo, a gloria sempre será de Deus, o culto de adoração é uma coisa e outra é venerá, vejamos,

Adorar = Prestar culto de Adoração ao Deus ?
Venerar = Reverenciar, fazer memória, ter grande respeito...
A adoração ocorre quando existe um culto no qual é envolvido um sacrifício. Se você pegar o Antigo Testamento, vai encontrar várias passagens bíblicas que mostram que quando os judeus iam adorar, ofereciam algum animal em sacrifício a Deus. Esse tipo de sacrifício é conhecido como “sacrifício cruento”, ou seja, com derramamento de sangue. Ao morrer por nós, na Cruz, Jesus se ofereceu em sacrifício por nós. Ofereceu sua Carne e o seu Sangue. Por isso, o chamamos de Cordeiro de Deus. Na celebração da santa Missa, nós renovamos (tornamos novo) esse sacrifício.
Quando adoramos o Santíssimo Sacramento, adoramos o próprio Corpo de Cristo, e o fazemos somente em virtude do santo sacrifício da santa Missa, por meio do qual o pão se transforma no Corpo de Cristo e o Vinho se transforma no Sangue de Nosso Senhor. É por isso que, muitas vezes, ouvimos a Igreja nos dizer que o maior culto de adoração é a santa Missa. Não existe um culto de adoração sem sacrifício, então quem não adora a Deus nos seus cultos são os protestantes pois não fazem e não celebram nos domingos a eucaristia, em adoração a Cristo, já a Igreja Católica assim como os apóstolos e discípulos de Cristo desde a Igreja primitiva, assim como São Paulo nas sua cartas diz, que no primeiro dia da semana , isto é o domingo, cada um retenha de acordo com suas posses para se fazer uma oferta, para a fração do pão isto é a eucaristia, como em outra ocasiões ele diz que quem não souber fazer distinção sobre o que estar sendo siado traz condenação para si, pois se trata do corpo de Cristo,
Já a veneração é semelhante àquilo que os filhos têm para com os pais, quando pedem algo a estes, elogiando-os, agradecendo-os... Fazem isso porque admiram, respeitam e amam os pais.
Percebe a diferença?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.