Milagre o Testemunho da Verdade

terça-feira, 26 de junho de 2012

Tradição oral do Evangelho


Vamos estudar agora sobre mais uma das refutações protestantes, que nega a tradição oral do Evangelho, conservado pelo Igreja dos Apóstolos, que como já foi mostrado e será mostrado durante a leitura, que ela vem e foi fundada pelos Apostolo de Cristo, e seus ensinos e tradições são do evangelho de Deus.

Pois o evangelho ele é tanto oral como escrito, hoje os protestantes não querem levar em consideração o evangelho oral da Igreja Católica, mais leiam e tratam como divino o evangelho escrito que foi testemunhada pelo evangelho oral, que a Igreja conservou. Como eles querem crê no escrito e não querem crê no oral que deu testemunho do mesmo, o evangelho oral foi ele pela força do espirito santo que deu neste 2000 anos, testemunho do que os apóstolos ensinaram e o que a Igreja de Cristo sempre acreditou, testemunhando como o fato de Jesus ser divino, como assunção de Nossa Senhora, e muitas verdades do evangelho que a Igreja tem conservado na tradição oral desde que recebeu dos apóstolos, vejamos agora abaixo, o que dizem as escrituras sobre a tradição do evangelho escrito e oral, pois os dois são um, pois forma evangelho a palava de Deus.

O que dizem as Escrituras Sagradas sobre a tradição? Vejamos:

Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmãos que leve vida desordenada e contrária à tradição que de nós receberam” (2Ts 3,6);
Eu vos louvo por vos recordardes de mim em todas as ocasiões e por conservardes as tradições tais como vô-las transmiti” (1Cor 11,2);

O que de mim OUVISTE na presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para ensiná-lo a outros! (2Tm 2,2);
Sei em quem acreditei… Toma por norma as sãs PALAVRAS que ouviste de mim, na fé e no amor do Cristo Jesus. Guarda o bom depósito (’paratheken’) com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós” (2Tm 1,12-14).
Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque RECEBESTES A PALAVRA DE DEUS, QUE DE NÓS OUVISTES, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, COMO PALAVRA DE DEUS, que age eficazmente em vós, os fiéis. “ (I Tessalonicenses 2,13)

Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai as tradições que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa.(II Thess II, 15).
A Igreja Católica tem conservado no bom deposito da fé, as palavras recebidas dos apóstolos, sejam elas por Cartas ou por Palavras, com auxilio do Espírito Santo que habita nela, resistindo aos passos longos do tempo, e Igreja Católica foi a única que foi edificada por Cristo e fundada pelos dois gloriosos apóstolos, justamente foi ela quem conservou toda a tradição dos apóstolos, sendo assim a única que pode interpretar e constatar e veracidade da bíblia.

 
Pois a bíblia não caiu de pula quedas com zipe e tudo, A Igreja de Cristo a nossa amada e primitiva e atual Igreja Católica, passou mais de 1600 anos só pela tradição dando testemunho do evangelho, pois mesmo antes do 4° século existia quase todo um colossal de cartas que daria para encher uma casa, alem de nem todos saberem ler naquela época, as pessoas para poder ter uma copia do evangelho deveria escrever tudo na mão, seria um trabalho quase colossal, desta forma era pela oratória que o evangelho era anunciado com muita inspiração, pois o revestimento que os discípulos receberam do alto faziam tudo ser conservados em boa terra, e a Igreja Católica pedras vivas na coluna dos apóstolos e seus legítimos sucessores, deram continuidade a anunciação na luz do evangelho até que no 313 foi dado a liberdade ao culto Cristão, dado por Constantino, a Igreja assim pode ter a liberdade para propagar o evangelho e assim como poder combater muitas das heresias que se interpretaram sobre Cristo, como muitas seitas estavam pervertendo a verdade como os gnósticos,que misturaram suas crenças com a verdade, e que existia muitas cartas deles que não conduzia com o que a Igreja de Cristo sempre acreditou e ensinou, e como até esta época já se tinha passado 32 papas, que tinha recebido toda uma doutrina e ensino da verdade sobre Cristo, com autorização do Papa, com seus bispos, foi colocado por terra todas as heresias que ensinavam sobre Cristo, como é feito até hoje já que ela é guardiã do evangelho de Deus, sendo  a única que poderia dar testemunho das cartas dos apóstolos já que ela é a Igreja dos Apóstolos, e a Igreja sempre teve que defender a verdade, como no caso o Bispo Alexandre teve que defender a tradição, contra Arius que por uma interpretação das Cartas negava a divindade de Cristo, pois é uma interpretação, pois não era o que a Igreja sempre acreditou e recebeu dos apóstolos, pois a Igreja sempre acreditou em Cristo como divino pois assim os apóstolos a transmitiu que o verbo de Deus encarnou, e sempre a Igreja teve que combater as heresias dos hereges que seja por interpretação ou por mistura de crenças provocavam divisões na Igreja.

e por causa da Igreja Católica temos uma bíblia perfeita e digna de fé, e se não fosse a Igreja Católica não teríamos bíblia e sim um colossal de heresias mentiras sobre Cristo, mesmo assim até a chegada da imprensa a Igreja passou o evangelho pela tradição na oratória dando testemunho da verdade, pois nem todos sabiam ler e escrever, e como desde os patriarcas profetas desde Moisés era os sacerdotes que liam para o povo as escrituras e exortavam e ensinavam, e a Igreja Católica sempre que fundava uma Igreja em uma localidade também abria uma escola que ensinava a ler e estudar a bíblia.

Então a bíblia não é a única fonte de fé, e se os protestantes não querem acreditar na Igreja Católica como querem acreditar na bíblia que foi testificada pela única Igreja de Cristo, mais a fonte da verdade é assim como a própria bíblia da testemunho A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1 Tim 3,15).

Vejamos mais

RESPOSTA: A própria Bíblia não apresenta nenhum dos livros sagrados, e não afirma em nenhuma parte, ser ela a única fonte da fé e da Palavra de Deus.

Pelo contrário, lemos nela que por muitos séculos Deus confiou oralmente a sua Palavra e Aliança a Noé e a Abraão, que pela tradição oral passava do pai para filhos por muitas gerações. ( Gen 4,8s e 15,18s ). Também Moisés recebeu a Palavra e a Aliança de Deus oralmente. E mesmo depois, quando escreveu os primeiros livros da Bíblia, guardados na Arca da Aliança, o ensinamento bíblico foi confiado ao sacerdote Aarão e seus filhos. ( Lev 10,8-11 )
Também Jesus não escreveu e não mandou escrever nenhum livro, mas escolheu, ensinou e autorizou oralmente os Apóstolos, ordenando-lhes: "Foi-me dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, ensinar todos os povos... ensinando-os a observar tudo o que vos mandei". ( Mt 28,18-20 )
Cumprindo esta ordem, os primeiros cristãos espalharam o Evangelho por tradição oral, em toda a parte, durante os primeiros decênios, como se pode ler nas seguintes cartas de S. Paulo:
( Tt 1,5 ) "Deixei-te em Creta para que regules o que falta e estabeleças presbíteros nas cidades, segundo as prescrições que te dei". ( II Tm 2,1-2 ) "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na fé que está em Jesus Cristo, e o que ouviste de mim diante de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam capazes de instruir a outros".
( I Ts 2,13 ) "Não cessamos dar graças a Deus, porque ao receberdes a Palavra de Deus, que de nós ouviste, vós a recebestes não como palavra humana, e sim ¾ o que realmente é ¾ Como Palavra de Deus".
( II Ts 2,15) "‘Conservai as tradições que aprendestes ou por nossas palavras ou por nossa carta".
Sobre a autoridade de Pedro, reunido com os Apóstolos e presbíteros em Jerusalém ( o Magistério ), temos um claro testemunho em At 15,6-29): "Reuniram-se então os Apóstolos e presbíteros para examinar a questão ( da circuncisão dos pagãos convertidos ). E depois de ter discutido longamente, Pedro ergueu-se e disse: "... Tendo nós sabido que alguns, saindo do meio de nós, sem nenhuma ordem de nossa parte, vos perturbaram com discursos que agitaram as vossas almas, aprouve a nós, depois de nos termos reunido, escolher alguns homens e enviá-los a vós... que vos exporão as mesmas coisas de viva voz. Pareceu bemao Espírito Santo e a nós, de não vos impor mais nenhum outro peso..."
Esta autoridade Pedro tinha recebido de Jesus, quando lhe disse, ( Mt 16,18-19). "Eu te digo: tu és Pedro e sobre esta edificarei a minha Igreja.. a ti darei as chaves do Reino dos céus, e o que ligares na terra, ficará ligado nos céus; e o que desligares na terra, ficará desligado nos céus". Em Jo 16,12-13 Jesus acrescentou a promessa: "quando vier o Espírito da verdade, guiar-vos-á por toda a verdade".
Portanto: Logica e cronologicamente, Jesus:
1° -Escolheu, autorizou e enviou os Apóstolos, sob a presidência de Pedro, a evangelizar todos os povos, estabelecendo assim o Magistério da Igreja.
2°- Este ensinamento, oral e pelas cartas, foi transmitido pelos apóstolos, ¾ como Tradição Apostólica, ¾ aos bispos e presbíteros por eles escolhido e consagrados: ( Mt 1,5: II Tim 2,12, I Pd 5,1-2 ) .
3° - Somente depois de mais de 2 séculos, o Papa reunido com os Bispos em Concílio, com sua autoridade infalível, declarou uma parte destes escritos da Tradição, como Cânon de Livros Sagrados, ou Sagrada Escritura, ou Bíblia: reservando-se o direito e a obrigação de vigiar sobre sua autêntica interpretação, de acordo com a Tradição Apostólica.
Daí, quando os Católicos obedecem ao Magistério da Igreja, eles tem absoluta certeza de cumprir a Vontade de Deus;mesmo quando estão exercendo práticas que não estão claramente ensinadas na Bíblia, como por ex.: a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a devoção do santo Rosário, etc., ¾ ou quando deixam de lado muitas prescrições, que por motivos especiais, circunstanciais, obrigavam o povo de Israel no Antigo Testamento.
Os protestantes, porém , para os quais somente a Bíblia é a única fonte da Palavra de Deus, seriam ainda obrigados a cumprir todas as prescrições do Antigo Testamento, como por ex.:
Não acender fogo ( para cozinhar ) em nenhuma moradia, no sábado ( Ex. 35,3). Não semear diferentes espécies no mesmo campo( Lev 19,19 ). Não semear e não colher nada, nos campos e na vinha, no ano sabático ( Ex 23,10-11 e Lev 25,3-5 ). Não comer os frutos das árvores durante os primeiros 3 anos ( Lev 19,23-25 ). Não comer sangue, nem carne com sangue ( Lev 17,10-14 e 19,26 ). Não comer coelho, lebre, porco e os demais animais "impuros" ( Lev 11,1-47 ). Punir de morte os blasfemadores, homicidas, adúlteros, homossexuais, os transgressores do sábado, os que tiverem amaldiçoado os pais, ou evocado os espíritos, etc ( Ex 35,1-3 e Lev 20,9-27: 24,10-23 ).
Qual a seita que está observando todas estas e outras prescrições do Antigo Testamento? E com que autoridade podem se desculpar desta não-observância?
BÍBLIA - E SEITAS
PERGUNTA: A Bíblia aprova as seitas, ou as condena?
RESPOSTA: Condena! Já no Antigo Testamento ( Num 14,1-38 0 lemos como Moisés tinha enviado 12 príncipes ( um de cada tribo ) para explorar a Terra Prometida. Dez deles, depois de terem voltado, tinham feito murmurar todo o povo contra Moisés e Aarão, dizendo: Escolhamos um ( outro) chefe e voltemos para o Egito. Por castigo, os dez exploradores revoltados morreram feridos por uma praga, diante do Senhor, e todos os adultos Israelitas,(acima de 20 anos), "deixaram seus cadáveres apodrecer no deserto". Somente os dois exploradores fiéis a Moisés, Josué e Caleb, entraram na Terra Prometida.
Semelhante castigo infligiu Deus a Coré, Datan e Abirão e seus 250 sectários, revoltados contra a autoridade de Moisés e Aarão. Os três foram engolidos pela terra, que se abriu na vista de todo, e os demais foram devorados pelo fogo caído do céu ( Num 16,1-35).
Para o povo da Nova aliança previu Deus o mesmo regime de um só governo, pela profecia de Daniel ( Dan 2,44 ): "No tempo desses reis ( do império Romano ), o Deus do céu suscitará um reino que jamais será destruído ... e subsistirá para sempre". Trata-se da Igreja Católica, confiada por Jesus a Pedro, e governada até hoje por seus sucessores, os Papas.
Em todos os livros Sagrados não encontraremos uma só frase favorável à divisão deste "Reino dos Céus", da "Minha Igreja"( de Cristo), em seitas autônomas! Pelo contrário, lemos no evangelho de Jo 11,51-52 o oráculo divino: "Jesus devia morrer pela nação, mas também para que fossem reconduzidos à unidade os filhos de Deus dispersos". Lamentavelmente, as seitas promovem o contrário: a dispersão!
Vejamos ainda outras passagens bíblicas do Novo Testamento sobre as seitas:
( At 20,28-31): Advertência na despedida de S. Paulo: "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. Sei que depois de minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós homens que hão de proferirdoutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. Por isso, vigiai!"
( II Pd 2,1s ): "Assim como houve entre o povo ( de Israel) falsos profetas, assim haverá entre vós falsos doutores, que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas sua desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia..."
( Gal 1,7-9 ): "De fato, não há dois ( Evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguém, ¾ nós ou um anjo baixado do céu, ¾ vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema".( maldito ).
( Rom 16,17-18 ): "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da doutrina que recebeste. Evitai-vos! Esses tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao próprio ventre. E com palavras adocicadas e linguagem lisonjeira enganam os corações simples".
( Tt 3,10-11: "O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido uma primeira e uma segunda vez, evita-o, visto que esse tal é um perverso que perseverando no seu pecado, se condena a si próprio".
( II Tim 4,3-6): "Virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajuntarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fabulas. Tu, porém, (como legítimo bispo da Igreja, por mim ordenado), sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão do pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério".
Tamanha clareza bíblica dispensa comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.