Milagre o Testemunho da Verdade

sábado, 7 de julho de 2012

BATISTAS – O QUE SÃO – QUANDO SURGIRAM ?


NA VERDADE NEM ELES SABEM , ATÉ NESTE PONTO HÁ CONTROVÉRSIAS:




I – SOMOS LINHAGEM DOS PRIMEIROS GRUPOS CRISTÃOS

Os batistas não são filhos da reforma protestante.
Somos linhagem daqueles grupos os quais conservaram-se separados por todas as eras do Catolicismo, os quais foram chamados: Cristãos; Seitas dos Nazarenos; MONTANISTA;NOVACIANOS;DONATISTAS;PAULICIANOS;ALBIGENSES;VALDENSES; ANABATISTAS E BATISTAS.

E confesso-lhes que nem todos que se dizem Batistas fazem jus a este nome, e obviamente concordo com os amados, quando afirmam que muitos dos que se dizem !Evangélicos?, não estão atrás de outra coisa senão fazer comércio do bom nome do Senhor Jesus Cristo.

http://www.palavraprudente.com.br/estudos/jonas_sm/miscelania/cap02.html

NA VERDADE ELES ASSUMEM SEREM SEGUIDORES DAS HERESIAS COMBATIDAS PELA IGREJA DESDE O SEU INÍCIO.

ALÉM DO QUE ADULTERAM A HISTÓRIA.

II – OS BATISTAS SURGIRAM A PARTIR DA REFORMA PROTESTANTE.

A história academicamente aceita sobre a origem das Igrejas Batistas é a sua incepção como um grupo de dissidentes ingleses no século XVII.

A primeira igreja batista nasceu quando grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas.

John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em
seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira
igreja batista organizada.

Até então, o batismo não era por imersão, só os batistas particulares por volta de 1642 adotaram oficialmente essa prática tornando-se comum depois a todos os batistas.
A primeira confissão dos particulares, a Confissão de Londres de 1644, também foi a primeira a defender o imersionismo no batismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

A partir da década de 1930 surgiram grupos de cunho mais conservador e fundamentalista, como a Igreja Batista Conservadora fundada em Bagé – RS, a Igreja Batista Bíblica que organizou a Comunhão Batista Bíblica Nacional (CBBN) desde 1973, com cerca de uma centena de Igrejas e Congregações, a Igreja Batista Fundamentalista e a Igreja Batista Regular. Existem também dezenas de Igrejas Batistas sem filiação, tais como a Igreja Batista da Floresta (MG), Filadélfia (RJ) Calvário em Niterói (RJ), todas de orientação pentecostal.

Existem Igrejas batistas que se proclamam também calvinistas, e são filiadas às diversas convenções ou simplesmente, independentes. No Brasil, há uma comunhão cujo objetivo é estreitar laços de comunhão entre os seus membros, em geral filiados à igrejas batistas reformadas: trata-se da Comunhão Reformada Batista no Brasil


Existe ainda a Igreja Batista do Sétimo Dia, cuja diferença em relação aos outros batistas está na guarda do SÀBADO.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

Nós, Batistas do Sétimo Dia, somos um povo que vem de longe, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma bela história de fé, de doutrina e de princípios

Nós cremos que o SÁBADO sagrado da Bíblia, o sétimo dia da semana, é tempo sagrado, um dom de Deus para todas as pessoas, instituído na criação, afirmado nos dez mandamentos e reafirmado no ensino e exemplo de Jesus e dos apóstolos.

http://www.cbsdb.com.br/

Com o nome de Batista existimos desde 1612, quando Thomas Helwys de volta da Holanda, onde se refugiara da perseguição do Rei James I da Inglaterra, organizou com os que voltaram com ele, uma igreja em Spitalfields arredores de Londres.
Thomas Helwys, que era advogado e estudioso da Bíblia, ao escrever um livro intitulado ” Uma Breve Declaração Sobre o Mistério da Iniquidade”, foi preso e morreu na prisão, em 1615.

http://www.batistas.org.br/

Hoje em dia, contam-se mais de vinte ramos batistas, que em 1905 se uniram de maneira um tanto vaga na Liga Batista Mundial.

São, entre outros:

- os batistas calvinistas
- os batistas congregacionalistas
- os batistas primitivos
- os batistas do livre pensamento
- os batistas dos seis princípios (porque aceitam como único fundamento dá fé e da vida cristã os seis pontos mencionados em Hebr 6, 1-2: arrependimento, fé, batismo, imposição das mãos, ressurreição dos mortos, juízo eterno)
- os batistas tunkers
- os batistas campbellitas
- os batizantes a si mesmos
- os batistas abertos
- os batistas fechados
- os batistas do sétimo dia (que observam o sábado e não o domingo), etc.


Esta é a versão mais aceita pelos próprios batistas (maioria).

Portanto, alguns batistas e pentecostais descendentes (como a assembéia de deus) desconhecem as suas próprias origens. a raiz deles, como em todas as igrejas protestantes, é lutero e suas idéias.



Finalizando:

São hereges tanto na primeira como na segunda hipótese.



Dominus Iesus !



Vanderley



http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=30891250&tid=5251886258770285321&kw=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.