Milagre o Testemunho da Verdade

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A VIRGINDADE DE MARIA

OBJEÇÃO: Os católicos ensinam que Maria ficou sempre virgem. Porém, em vários lugares da Bíblia ( por ex. Mc 3,31-32) lemos de irmãos de Jesus. Portanto Maria devia ter outros filhos, além de Jesus!



RESPOSTA: Na linguagem bíblica, "irmão" é freqüentemente usado em lugar de primo, sobrinho, tio, parente. Por ex. em Gen 13,8 Abraão diz a Ló: "Somos irmãos," ¾ enquanto de Gen 11,27-31 consta claramente que Ló era filho de Aran ¾ irmão de Abraão, portanto seu sobrinho.
Também Labão, em Gen 29,15 fala a Jacó: "Por seres meu irmão, servir-me-ás de graça? Mas em Gen 27,43 e 29,10-11 Labãoé declarado irmão de Rebeca, mãe de Jacó, e tio dele.
b) Os evangelistas Mateus e Marcos, ( em Mt 13,55 e Mc 6,3 ) enumeram como "irmãos de Jesus": Tiago, José, Judas Simão:Porém, na cena das crucificação de Jesus, João Evangelista coloca debaixo da cruz: "Sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena". Enquanto Marcos acrescenta, que esta outra Maria ( irmã de Jesus) era mãe de Tiago, o Menor, e de José. Estes últimos eram portanto sobrinhos de Maria Santíssima, e primos de Jesus ( Jo 19,25 e Mc 15,40 ). Ora,Judas ( Tadeu) Apóstolo, declara-se, no início de sua carta apostólica ( Jd 1,1 ) "Judas", servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago". O mesmo se dá com Simão Apóstolo.
c) Alguns "crentes" teimam tirar uma conclusão ( errada!) de que Maria ¾ depois da concepção virginal do Salvador ¾ tinha relações e outros filhos com José, dos três seguintes textos bíblicos;
1º Mt 1,18: "Maria, sua Mãe, estava desposada com José, Antes de coabitarem, ela concebeu por virtude do Espírito Santo".RESPOSTA: "Antes de coabitarem" significa apenas: "Antes de morarem juntos na mesma casa". Isso aconteceu, quando "José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa ( Maria)"(Mt 1,24 ).
2º Lc 2,7: "Maria deu à luz o seu filho primogênito". EXPLICAÇÃO: É errado concluir, que devia seguir o segundo ou mais filhos. A lei mosaica exige:" Consagrar-me-ás todo o primogênito ( primeiro gerado ) entre os israelitas, tanto homem como animal: ele é meu."( Ex 13,2 ). ¾ Também, quando o primogênito era filho único. Um exemplo: No Egito foi encontrada uma inscrição judaica: "Arisoné entre as dores do parto morreu, ao dar à luz seu filho primogênito".
3º Mt 1,25: ( Só em algumas traduções) "José não conheceu Maria ( = não teve relações com ela) até que ela desse à luz um filho ( Jesus)".EXPLICAÇÃO; Seria errado insinuar, que depois daquele "até" José devia "conhecer" Maria "Até" na linguagem bíblica refere-se apenas ao passado. Exemplo: "Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte"( II Sm 6,23).
d) Como fidelíssimo observador da Lei de Moisés, Jesus não podia, na hora de sua morte na cruz, confiar sua Mãe a João Apóstolo ( Jo 19,26 ) mas devia a tê-la confiado ao filho mais idoso dela, se ela de fato os tivesse.
e) Por isso, o Símbolo dos Apóstolos, que é mais antigo do que o Cânon dos Livros Sagrados, reza "Nasceu da Virgem Maria".= no sentido de Sto . Agostinho: "Virgem concebeu, Virgem deu à luz, Virgem permaneceu".
Conseqüentemente, os "irmãos"( primos, parentes) de Jesus, tão freqüentemente mencionados nos escritos do Novo testamento, nunca são chamados filhos de Maria, nem filhos de José, confirmando a tradição apostólica.
f) Até os Muçulmanos, nos seus livros sagrados, veneram a Mãe de Jesus como Virgem.
Portanto, a acusação contra a virgindade de Maria, mãe de Jesus, demonstra apenas a ignorância ou malícia dos acusadores.


Vejamos algumas Provas da Sagrada Tradição, sobre a virgindade de Nossa Senhora e o fato dele ser sem pecado em escritos dos santos,

"Fazemos memória de nossa Santíssima, Imaculada, e gloriosíssima Senhora Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem" (São Tiago Menor, S.jacob in Liturgia sua).

"Prestemos homenagem, principalmente, a Nossa Senhora, a Santíssima, Imaculda, e abençoada acima de todas as criaturas, a gloriosíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria" (São Tiago Menor, S.jacob in Liturgia sua).

"Tendo sido o primeiro homem formado de uma terra imaculada, era necessário que o homem perfeito nascesse de uma Virgem igualmente imaculada, para que o Filho de Deus, que antes formara o homem, reparasse a vida eterna que os homens tinham perdido" (Santo André, Cartas dos Padres de Acaia).

"O Cristo foi concebido e tomou o seu crescimento de Maria, a Mãe de Deus toda pura [...] Como o Salvador do mundo tinha decretado salvar o gênero humano, nasceu da Imaculada Virgem Maria" (Santo Hipólito +220).

 S. Francisco de Sales, no seu "Tratado do amor de Deus", exprime essa verdade de um modo singelo e glorioso! "A torrente da iniqüidade original veio lançar as suas ondas impuras sobre a conceição da Virgem Sagrada, com a mesma impetuosidade que sobre a dos demais filhos de Adão; mas chegando ali, as vagas do pecado não passaram além, mas se detiveram, como outrora o Jordão no tempo de Josué, aqui respeitando a arca da aliança a torrente parou; lá em atenção ao Tabernáculo da verdadeira aliança, que é a Virgem Maria, o pecado original se deteve."

 Tal transmissão não se pode fazer pela "criação" da alma; afirmar isso seria dizer que Deus é o autor do pecado, o que é impossível e repugna. Não se transmite tão pouco pelos pais, pois a alma dos filhos não se origina das almas dos pais, mas é criada por Deus. A transmissão se efetua pela "geração".
 A alma é criada por Deus no estado de inocência perfeita, mas contrai a "mácula", unindo-se a um corpo formado de um gérmen corrompido, do mesmo modo que ela sofreria, se fosse unida a um corpo ferido. É a opinião de Santo Tomás.
 Santo Agostinho diz a propósito: "Apesar de nascerem de pais batizados, os filhos vêm à luz com o pecado original, como do trigo inutilizado germina uma espiga, em que o grão é misturado com a palha."

S. Tiago Menor, o qual realizou o esquema da liturgia da Santa Missa, prescreve a seguinte leitura, após ler uns passos do antigo e do novo testamento, e de umas orações: "Fazemos memória de nossa Santíssima, Imaculada, e gloriosíssima Senhora Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem".
 O santo Apóstolo não se limita a isso, mas torna a sua fé mais expressiva ainda. Após a consagração e umas preces, ele faz dizer ao Celebrante: "Prestemos homenagem, principalmente, a Nossa Senhora, a Santíssima, Imaculada, abençoada acima de todas as criaturas, a gloriosíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria. E os cantores respondem: É verdadeiramente digno que nós vos proclamemos bem-aventurada e em toda linha irrepreensível, Mãe de Nosso Deus, mais digna que os querubins, mais digna de glória que os serafins; a vós que destes à luz o Verbo divino, sem perder a vossa integridade perfeita, nós glorificamos como Mãe de Deus" (S. jacob in Liturgia sua).

O evangelista S. Marcos, na Liturgia que deixou às igrejas do Egito, serve-se de expressões semelhantes: "Lembremo-nos, sobretudo, da Santíssima, intemerata e bendita Senhora Nossa, a Mãe de Deus e sempre Virgem Maria".
 Na Liturgia dos etíopes, de autor desconhecido, mas cuja composição data do primeiro século, encontramos diversas menções explícitas da Imaculada Conceição. Umas das suas orações começa nestes termos: Alegrai-vos, Rainha, verdadeiramente Imaculada, alegrai-vos, glória de nossos pais. Mais adiante, é pela intercessão da Imaculada Virgem Maria que o Sacerdote invoca a Deus em favor dos fiéis: "Pelas preces e a intercessão que faz em nosso favor Nossa Senhora, a Santa e Imaculada Virgem Maria.".

No século segundo, os escritos dos Santos Padres falam da Imaculada Conceição como um fato indiscutível. Entre os escritores e oradores deste século, contamos: S. Jusitino, apologista e mártir; Tertuliano e Santo Irineu.
 No terceiro século, existem também textos claros em defesa da Imaculada Conceição. mas em menor quantidade.
 Santo Hipólito, bispo de Porto e mártir, escreveu em 220: "O Cristo foi concebido e tomou o seu crescimento de Maria, a Mãe de Deus toda pura". Mais além ele diz: "Como o Salvador do mundo tinha decretado salvar o gênero humano, nasceu da Imaculada Virgem Maria".

Orígenes, que viveu em 226 e pareceu resumir a doutrina e as tradições de sua época, escreveu: "Maria, a Virgem-Mãe do Filho único de Deus, é proclamada a digna Mãe deste digno Filho, a Mãe Imaculada do Santo e Imaculado, sendo ela única, como único é o seu próprio Filho."
 Em um dos seus sermões sobre S. José, Orígenes faz o mensageiro celeste dizer ao santo: "Este menino não precisa de Pai na terra, porque tem um pai incorruptível no céu; não precisa de Mãe no Céu, porque tem uma Mãe Imaculada e casta na terra, a Virgem Bem-aventurada, Maria".
 No século quarto, aparecem inúmeros escritos sobre a Imaculada Conceição, cada vez mais explícitos e em maior número. Temos diante de nós as figuras incomparáveis de Santo Atanásio, de Santo Efrem, de S. Basílio Magno, de Santo Epifânio, e muitos outros, que constituem a plêiade gloriosa dos grandes Apóstolos do culto da Virgem Santíssima e, de modo particular, de sua Imaculada Conceição.


Em 1823, dois sacerdotes dominicanos, Pes. Bassiti e Pignataro, estavam exorcizando um menino possesso, de 12 anos de idade, analfabeto. Para humilhar o demônio, obrigaram-no, em nome de Deus, a demonstrar a veracidade da Imaculada Conceição de Maria. Para surpresa dos sacerdotes, pela boca do menino possesso, o demônio compôs o seguinte soneto:
 "Sou verdadeira mãe de um Deus que é filho,
 E sou sua filha, ainda ao ser-lhe mãe;
 Ele de eterno existe e é meu filho,
 E eu nasci no tempo e sou sua mãe.
 Ele é meu Criador e é meu filho,
 E eu sou sua criatura e sua mãe;
 Foi divinal prodígio ser meu filho
 Um Deus eterno e ter a mim por mãe.
 O ser da mãe é quase o ser do filho,
 Visto que o filho deu o ser à mãe
 E foi a mãe que deu o ser ao filho;
 Se, pois, do filho teve o ser a mãe,
 Ou há de se dizer manchado o filho
 Ou se dirá Imaculada a mãe.
 Conta-se que o Papa Pio IX chorou, ao ler esse soneto que contém um profundíssimo argumento de razão em favor da Imaculada.


 Nossa Senhora foi a restauradora da ordem perdida por meio de Eva. Eva nos trouxe a morte, Maria nos dá a vida. O que Eva perdeu por orgulho, Nossa Senhora ganhou por humildade.



 O Dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, cercado de 53 cardeais, de 43 arcebispos, de 100 bispos e mais de 50.000 romeiros vindos de todas as partes do mundo, no dia 8 de dezembro de 1854, vejamos apos tudo isto que foi abordado, vemos que o Igreja Católica ensina sobre nossa Senhora não foi inventado, mais uma realidade vivida pela Igreja e conservada na sua suma tradição tanta escrita como oral, e foi apenas confirmado como dogma, em dezembro de 1954, em resposta aos que negam esta realidade, pois sendo dogma nenhum Católico poderá negar, nem Bispo e ninguém, mais terá que declara a fé, nesta fé Católica, vivida pela Igreja, testemunhada pela Igreja, e que Deus a confiou anunciar, pois isto faz parte do evangelho da palavra de Deus,



 Passados apenas 3 anos dessa solene proclamação, em 11 de agosto de 1858, Nossa Senhora dignou-se aparecer milagrosamente quinze dias seguidos, perto da pequena cidade de Lourdes, na França, a uma pobre menina, de 13 anos de idade, chamada Bernadete.
 No dia 25 de março, Bernadete suplicou que Nossa Senhora lhe revelasse seu nome. Após três pedidos seguidos, Nossa Senhora lhe respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição".
 Eis a chave de ouro que encerra a tradição ininterrupta dos Apóstolos.


Mas, que Graça é esta? Deus no momento da conceição da Virgem Maria, isto é, no momento quem a alma inocente se une ao corpo escravo do pecado, preservou-a da mácula, da mancha do Pecado Original. Nosso Senhor concedeu à Maria Santíssima este favor, não por seu merecimento, mas pelos privilégios de Nosso Senhor Jesus Cristo, dando então a ela uma Imaculada Conceição.


Maria a mãe da Igreja de Jesus, a nossa amada Igreja Católica

Como não assim não dizer Maria mãe dos Cristãos

Cristo é a cabeça da Igreja, todos nós somos membros conjugados a cabeça, não podemos ser membros se não estamos ligado na cabeça, pois seria um membro morto, Cristo é a Cabeça nos somos os membros, desta forma o corpo é Cristo, a fé que anima a Igreja, a cabeça que comanda todo o corpo e que faz corre sangue na nossa veia, a vida,

Mais Cristo é filho de Maria, desta forma mãe da Igreja, pois Maria não é mãe apenas da cabeça de Cristo mais sim Mãe de todo o membro que é parte de Jesus,

Foi em Maria que Jesus homem divino se formou, não apenas a cabeça, e sim um corpo perfeito, com braços, pernas, ouvidos, boca e coração, todos os membros de Cristo foram formados em Maria,

Desta forma não à membro da Igreja de Jesus, se não for através de Maria, não a Cristão sem ser filho de Maria, pois para um membro nascer sem mãe, não existe, e se um membro não nasce de onde a cabeça é formada, seria um aberração, uma anomalia, uma imperfeição,

Pois não á Cristo sem Cruz, Não a Jesus sem Maria,

de outra forma poderia nascer para nós o salvador, da mesma forma do primeiro homem do pó se forma, mais de outra forma assim Deus quis que de Maria nasce-ser o salvador, da mesma forma carne do pó, formado na mais pura terra da mais perfeita das criaturas, de uma arvore de vida perfeita Deus criou, para gerar um fruto perfeito que nos dar a vida, pois um Deus homem filho, onde o verbo encarnou, Maria arvore de Vida, aonde o fruto do verbo brotou, assim Deus quis que de Maria nascesse o fruto da vida, para que dela nós provasse a vida, nosso Cristo salvador,

Maria cidade de Deus a onde Deus quis habitar, Maria mais pura casa a onde todos querem morar, pois Maria a mais e pura e humilde primogênitas das Criaturas, perfeita Deus criou sem pecado nasceu, para um fruto sem pecado dela nascer, Maria arvore de vida tão pura arvore imaculada sem pecado, que gerou um divino homem Deus que sem pecado dela nasceu,

Deus com Maria quer estar, pois trinta anos com ela se sujeitou, e apenas três anos dela saiu para o mundo para assim o mundo salvar, assim Deus soberano a uma humilde criatura se sujeitou a com ela estar, não por submissão por uma simples criatura, que nem num minimo átomo, em nada se compara a Deus, mais pelo o amor que Deus em nela depositou, tanto amor era e é assim, que dela sempre Deus ouviu, assim foi o primeiro milagre, daí sua obra começou, Criatura perfeita Deus fez nela, que nela completo quis habitar,

 
O Amor de Deus é tão grande por Maria, que a ela (o não) ele a ela não quer dar, Deus é amor é Justiça, por ela em Cristo a mão dele se calmará, Deus amou a Moises e ao pedido de Moises Deus disse Moises deixe eu a este povo castigar, muito mais amou a inda Maria que Deus a ela quer atender, Deus filho dela nasceu que é mais que todos os profetas, pois o próprio Deus filho nasceu,

Para isso Deus criou a mais perfeita das Criaturas, que em perfeição até os anjos tomam distancia, pois para assim dela nascer o próprio Deus, verbo este encarnado, e em gloria Deus a colocou, pois os anjos em nada se compara a Deus, em grandeza pois só Deus é divino, mais Deus assim quis e desta forma antes do mundo existir, já assim Deus a formou, pois a onisciência de Deus a sua onipotência assim já se antecipou, que o verbo seria imolado antes do mundo se forma, desta forma, Maria também já nós plano de Deus estava, para lá o verbo encarnar, dos mais perfeito planos de Deus, uma criação Deus perfeita fez, um Deus homem filho, brotaria, da mais arvore pura Deus criou, que um fruto Deus gerou, assim o divino espírito de Deus fez a mais obra prima da Criação,

Quem não tem Maria como mãe não pode ter Deus como pai,

Quem de Maria não nasce, de Cristo fora estar, pois membro sem cabeça, é membro morto,

Assim como do parto nasce primeiro a cabeça, para assim ao mundo vim, o resto do membro vem logo depois, todos vamos a Maria, para assim mais conhecer o filho, e dela se forma, ser membro do corpo filho, ser uma família e com Deus estar.



Por. Marcos Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.