Milagre o Testemunho da Verdade

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A IGREJA NÃO CRIA, MAS DAR NOMES AS DOUTRINAS


VEJA  DEUS É PAI FILHO E ESPÍRITO SANTO, ENTÃO A IGREJA APENAS DEU O NOME E NÃO CRIOU ESTA DOUTRINA POIS ELA JÁ EXISTIA DESDE SEMPRE, APENAS A CHAMOU DE SANTA TRINDADE, E ASSIM FEZ COM AS OUTRAS REALIDADES DEU O TITULO O NOME QUE AS CABE, 


ENVIADA PARA ENSINAR, A IGREJA NÃO CRIA, MAS FORMULA DOUTRINAS





"Mas, no íntimo do vosso coração, confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vô-la peça" - (1 Pe 3,15).

IMPORTANTE
A Igreja cristã não ia "criando" doutrina, mas sim "formulando" doutrina, ou seja, procurando a linguagem precisa necessária para se poder definir com a melhor precisão possível a doutrina deixada por Cristo.






Diagrama - Heresias cristãs




(fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Christology)


Durante muito tempo, procurei um esquema que explicasse bem as primeiras heresias, e como se foi definindo a doutrina cristã ao longo dos vários concílios. Este esquema, que afinal estava à mão de semear, está excelente.

No final do esquema, onde esta "chalcedonianism", leia-se "doutrina católica". A última ponta da ramificação (a mais no fundo) representa o credo católico definitivo e aceite no Concílio de Calcedônia (451). O diagrama ilustra bem como a Igreja foi formulando, com base na razão e no testemunho apostólico e escriturístico, uma ideia correta acerca de Cristo, deixando as heresias para trás.

Já agora, vejamos as características de Cristo que foram definidas como credo cristão, e as respectivas heresias que foram rejeitadas em consequência da formulação da doutrina:

- verdadeiro Homem

(contra os docetistas)

- verdadeiro Deus

(contra os ebionitas)

- consubstancial ao Pai

(contra os arianos; o termo "homoousion", "consubstancial" é o único termo de jargão filosófico que surge no Credo)

- uma só hipóstase (um só indivíduo)

(contra os nestorianos)

- diofisita - (dotado de naturezas distintas: a humana e a divina)

(contra os monofisitas em geral, contra os eutiquianos, os apolinarianos e os miafisitas)

- diotelita - (dotado de duas vontades distintas: a humana e a divina)

(contra os monotelitas)

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Um ponto importante a reter é que a Igreja cristã não ia "criando" doutrina, mas sim "formulando" doutrina, ou seja, procurando a linguagem precisa necessária para se poder definir com a melhor precisão possível a doutrina deixada por Cristo.

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