Milagre o Testemunho da Verdade

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pais da Igreja (pré Éfeso) e o Título “Maria Mãe de Deus”

INTRODUÇÃO

A fim de combater o erro e aqueles que negam que o título de Maria “Mãe de Deus” foi algo inventado por volta do século V no concílio de Éfeso, a presente matéria foi feita, com os testemunhos mais antigos e autênticos dos grandes Pais da Igreja confirmando a fé primitiva no título atribuído a Maria, em virtude da sua missão na terra.  Todos estes testemunhos, que os leitores verão, dá fim a qualquer dúvida que possa existir sobre o tema.

A IGREJA PRIMITIVA E A MATERNIDADE DIVINA

Os Padres da Igreja Primitiva não tinham nenhum problema ao referir-se a Maria como a Mãe de Deus. Eles viam isso como uma consequência natural da Encarnação.
Santo Irineu (189 d.C)
A Virgem Maria, sendo obediente à sua palavra, recebeu do anjo a boa nova de que portaria (portaret) Deus” (Contra as Heresias, 5:19:1)
Santo Hipólito de Roma (217 d.C)
Para de todas as gerações eles têm retratado por diante os grandiosos assuntos para a contemplação e para a ação. Assim, também, eles pregavam o advento de Deus em carne e osso para o mundo, seu advento pela impecável e mãe de Deus (Theotokos) Maria no caminho do nascimento e crescimento, e a forma de sua vida e conversa com os homens, e sua manifestação por meio do batismo, e o novo nascimento, que era para ser para todos os homens, e a regeneração pela pia [do batismo]” (Discurso sobre o Fim do Mundo, 1).
Gregório de Taumaturgo (262 d.C)
Para Lucas, nas narrativas dos evangelhos inspirados, oferece um testemunho não apenas para José, mas também a Maria, a Mãe de Deus, e dá este relato com referência à própria família e da casa de Davi” (Quatro Homilias 1).
É nosso dever apresentar a Deus, como sacrifícios, todos os festivais e celebrações de hinário, e em primeiro lugar, [a festa] da Anunciação à santa Mãe de Deus, a saber, a saudação que lhe foi feita pelo anjo, ‘Ave, cheia de graça!’” (Quatro Homilias 2).
Pedro de Alexandria (305 d.C)
Eles vieram para a Igreja da Santíssima Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, que, como se começou a dizer, ele tinha construído no bairro ocidental, em um subúrbio, um cemitério dos mártires.” (Os Atos genuínos de Pedro de Alexandria).
Metódio
Salve a ti para sempre, Virgem Mãe de Deus, nossa alegria incessante, pois para ti Eu volto novamente. Você é o início de nossa festa; Você é o seu meio e fim, a pérola de grande valor, que pertence ao reino; a gordura de cada vítima, o altar vivo do Pão da Vida. Salve, você tesouro do amor de Deus. Salve, você,  fonte de amor do Filho para o homem [...] você brilhava, doce dom-outorgante Mãe , com a luz do sol, você brilhou com os fogos insuportáveis ​​de da mais fervorosa caridade, trazendo no final, aquele que foi concebido de você [...] para manifestar o mistério escondido e indizível, o Filho do Pai invisível, o Príncipe da Paz, que de uma forma maravilhosa mostrou-se como menos do que toda pequenez.”(Oração sobre Simeão e Ana 14).
Cirílo de Jerusalém (350 d.C)
O Pai dá testemunho do céu para seu Filho. O Espírito Santo dá testemunho, descendo corporalmente  na forma de uma pomba. O arcanjo Gabriel é testemunha, trazendo as boas novas a Maria. A Virgem Mãe de Deus é testemunha... (Leituras Catequéticas 10, 19).
Efraim, o Sírio (351 d.C)
Apesar de ainda ser virgem, ela carregava uma criança em seu ventre, e a serva e obra de sua sabedoria tornou-se a Mãe de Deus” (Cantos de Louvor 1, 20).
Epifânio de Salamissa (374 d.C)
Ser perfeito ao lado do Pai, encarnado entre nós, não na aparência, mas na verdade, ele [o filho] homem remodelada para a perfeição em si mesmo a partir de Maria, a Mãe de Deus através do Espírito Santo” (O homem bem ancorada 75).
Ambrósio de Milão (377 d.C)
A primeira coisa que acende ardor na aprendizagem é a grandeza do professor. O que é maior do que a Mãe de Deus? O que é mais glorioso do que aquela a quem própria Glória escolheu?” (As Virgens 2, 2).
Gregório de Nazianzo (382 d.C)
Se alguém não concorda que santa Maria é Mãe de Deus, ele está em desacordo com a divindade” (Carta a Cledonius Sacerdote 101).
São Jerônimo (401 d.C)
Quanto à forma como a virgem tornou-se Mãe de Deus, ele tem pleno conhecimento; de como ele mesmo nasceu, ele não sabe nada.” (Contra Rufino 2, 10).
Teodóro de Mopsuestia (405 d.C)
Quando, pois, eles perguntam: 'Será que Maria mãe do homem ou Mãe de Deus?' Nós respondemos: ‘Os dois!’.  O primeiro pela própria natureza do que foi feito e outro pela relação.” (A Encarnação 15).
São Cirílo de Alexandria (427 d.C)
Eu fiquei impressionado que alguns estão totalmente em dúvida quanto à existência ou não da Virgem santa ser capaz de ser chamada de Mãe de Deus. Porque, se nosso Senhor Jesus Cristo é Deus, como deve ser a Virgem santa que lhe concebeu,  não ser a Mãe de Deus?” (Carta aos monges do Egito 1).
João Cassiano (429 d.C)
Você não pode deixar de admitir que a graça vem de Deus. Ele é Deus, então, quem lhe deu. Mas foi dado por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, o Senhor Jesus Cristo é Deus. Mas se ele é Deus, como ele certamente é, então ela quem deu à luz a Deus é a Mãe de Deus. (Sobre a Encarnação de Cristo contra Nestório 2, 2).
Concílio de Éfeso (431 d.C)
Finalmente no concílio de Éfeso, isto é dogmatizado:
Confessamos, então, nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, perfeito Deus e perfeito homem, de uma alma racional e de um corpo, gerado antes de todas as eras do Pai em sua divindade, o mesmo nos últimos dias, por nós e para nossa salvação, nascido da Virgem Maria, de acordo com a sua humanidade, um e o mesmo consubstancial com o Pai em divindade e consubstancial a nós na humanidade, pois a união de duas naturezas ocorreu. Portanto, nós confessamos um só Cristo, um filho, um Senhor. De acordo com esse entendimento da união inconfudível, nós confessamos a Virgem santa como sendo a Mãe de Deus, porque Deus, o Verbo se fez carne e se fez homem e de sua própria concepção unido a si mesmo o templo ele tomou dela” (Formula da União [AD 431 ]).
Se alguém não confessar que o Emanuel é verdadeiro Deus, e que, portanto, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus (Θεοτόκος), na medida em que na carne, ela deu à luz o Verbo de Deus feito carne [como está escrito: "O Verbo era que se fez carne "] seja anátema. (1º Anátema de São Cirílo a Nestório).

CONCLUSÃO

Quem negava que Maria era mãe de Deus, nas épocas primitivas, eram os mesmos hereges que negavam a divindade de Cristo. Semelhante e ao mesmo tempo contraditoriamente, os mesmos protestantes que hoje dizem crer na divindade de Cristo, negam que Maria era mãe de Deus, logo não acreditam realmente na divindade de Cristo.

PARA CITAR

RODRIGUES, Rafael. Pais da Igreja (pré Éfeso) e o Título “ Maria Mãe de Deus”.Disponível em: <http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica/estudos-patristicos/617-pais-da-igreja-pre-efeso-e-o-titulo--maria-mae-de-deus >. Desde 23/09/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.