Milagre o Testemunho da Verdade

sábado, 9 de novembro de 2013

Visão do Inferno segundo Dom Bosco.


INFERNO
l. O inferno é um lugar destinado pela justiça divina para punir com suplícios eternos os que morrem em pecado mortal.
A primeira pena que os condenados sofrem no inferno é a pena dos sentidosque são atormentados por um fogo que queima horrivelmente, sem nunca diminuir de intensidade. Fogo nos olhos, fogo na boca, fogo em todas as partes.
Cada sentido sofre a própria pena;

 
 Os olhos
sofrem pela fumaça e pelas trevas e são aterrados pela vista dos demônios e dos outros condenados.
Os ouvidos
Dia e noite, só escutam contínuos uivos, prantos e blasfêmias. 
O olfato
sofre enormemente pelo mau cheiro daquele enxofre e pez ardente que o sufoca. 
A boca
é atormentada por sede devoradora e fome canina: EtFamem patiéntur ut canes. O mau rico no meio daqueles tormentos, ergueu o olhar ao Céu e pediu, como grande graça, uma pequena gota de água para mitigar a secura de sua língua e até essa gota de água Ihe foi negada
Por isso, aqueles infelizes, atormentados pelo fogo, choram, gritam e se desesperam. Oh! inferno, inferno ! Como são infelizes os que caem nos teus abismos! - E tu que dizes, meu filho? Se agora não podes conservar um dedo sobre a pequena chama de uma vela, se não podes agüentar nem uma fagulha de fogo na mão sem gritar, como poderás agüentar-te então entre aquelas chamas por toda a eternidade?

 
2. A Segunda Pena é a Pena nas potências da alma.
 
Considera além disso, meu filho, o remorso que experimenta a consciência dos condenados. Eles padecerão um inferno na memória, na inteligência, na vontade.

 
MEMÓRIA
Recordarão continuamente ó motivo da sua perdição, isto é, por terem querido, secundar alguma paixão. Esta lembrança é o verme que nunca morre: Vermiseórum non móritur. Recordarão o tempo que Deus Ihes deu para evitar a perdição, os bons exemplos dos companheiros, os propósitos feitos e não cumpridos. Pensarão nos sermões ouvidos, nos avisos do confessor, nas boas inspirações para deixar o pecado; vendo que já não há remédio, lançarão gritos desesperados.
INTELIGÊNCIA
A inteligência conhecerá finalmente o grande bem que perdeu. A alma separada do corpo, ao apresentar-se no tribunal Divino, entrevê a beleza de Deus, conhece toda a sua bondade, chega quase a contemplar por um instante os cantosharmoniosíssimos dos Anjos e dos Santos. Que dor verificar que perdeu tudo isso para sempre! Quem poderá resistir a tais tormentos?
VONTADE
A vontade nada terá do que deseja, e ao contrário padecerá todos os males
 3. Meu Filho, Tu que agora não te importas de perder o teu Deus e o paraíso conheceras tua cegueira quando vires; tantos companheiros teus, mais ignorantes e mais pobres do que tu triunfarem e gozarem no reino dos Céus, ao passo que tu serás arrojado para longe daquela pátria feliz, do gozo do mesmo Deus, da companhia da Santíssima Virgem e dos Santos. Eia pois, faz penitencia, não esperes para quando não houver mais tempo: entrega-te a Deus.
Quem sabe se não é este o último chamado, e se não correspondes, quem sabe se Deus não te abandona e não te deixa cair naqueles eternos suplícios! Oh! Meus Jesus, livrai-me do inferno: APoenis inférni libera me, Domine.
Dom Bosco teve um sonho no qual era conduzido por um Anjo ao inferno. Assustado viu a condenação de varios alunos do seu oratório. Neste sonho existe uma verdadeira catequese sobre a condenação de uma alma. Vale a pena dar uma lida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.