Milagre o Testemunho da Verdade

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Xô paganismo! Devoção sem vacilação

Por A Catequista 



paulo_ii
Qual a devoção mais agradável que um católico pode prestar à Jesus, e  e a Maria e aos santos? É esta: de todo o coração, buscar imitar as Suas virtudes, dia após dia. E assim a graça de Deus muda, com o tempo, a forma como a pessoa vive as coisas mais banais do cotidiano (o trabalho, o estudo, o namoro, a relação com os amigos). Infelizmente, muitos preferem se apegar unicamente a práticas externas de devoção, sem no entanto deixar que estas devoções influenciem seu coração, o seu interior.
Recentemente, publicamos um post sobre algumas declarações do Pe. Fábio de Melo a respeito da devoção mariana (se não leu, leia aqui). O padre faz um alerta sobre o desvirtuamento dessa justa devoção, que, quando esvaziada de seu verdadeiro sentido – que é conduzir a Jesus – não traz benefício espiritual algum.
Mas de que modo a devoção mariana pode ser desvirtuada? O Padre Orlando Henriques responde a essa questão, apresentando alguns exemplos bem didáticos. Veja a seguir!
*****
Quando a superstição pagã apresenta roupagens cristãs
Por: Padre Orlando Henriques
Usar “medalhinhas”? Sim, mas não de forma supersticiosa ou desligada do resto da vida cristã. Acho que é claro que foi isto que o Padre Fábio de Melo quis dizer.
Não se devem desprezar as medalhas nem nada desses meios muito simples dos quais Deus se serve para chegar a nós, que somos tão pequenos! Afinal, o Reino dos céus é dos pequeninos e “se não vos tornardes como crianças não entrareis no Reino dos céus”. Quem desprezar estas coisas dizendo que são infantis ou para gente pouco esclarecida, corre o risco de ser ultrapassado pelos infantis e analfabetos no caminho para o Reino dos céus…
Mas também concordo que viver essas devoções desligadas do resto da vida cristã é quase tão mau como o paganismo, por que é, de facto, viver uma SUPERSTIÇÃO perfeitamente pagã com roupagens cristãs. Daí o alerta do Padre Fábio de Melo. Há que ser mais específico sobre quais são as devoções desviadas? Então cá vão alguns exemplos:
  • ir a Fátima a pé (ou a qualquer outro santuário mariano) todos os anos mas nunca se confessar nem ir à Missa ao Domingo;
  • pedir a Nossa Senhora as “graças” mais odiosas, como, por exemplo, a vingança contra o vizinho;
  • casar-se somente pelo civil e ir ter com um padre a pedir-lhe para benzer as alianças;
  • ir raramente à Missa e quase nunca rezar, mas fazer 300 km desde Lisboa até à sua terra natal só para pegar num andor;
  • viver amancebado (juntado), mas baptizar o filho para que ele deixe de chorar, ou só porque é tradição;
  • trazer um terço dependurado no retrovisor central do carro, mas nunca o rezar e nem ter vida sacramental nenhuma;
  • comprar uma imagem enorme de Nossa Senhora lá para casa, dizendo “eu não vou à Missa mas também sou religioso”;
  • mandar celebrar uma Missa (ao Santíssimo Sacramento, ou a N.ª Senhora, ou pelas almas, etc.) a mando da bruxa*, ou para obter uma desgraça para determinada pessoa…
Enfim, exemplos não faltam…
São pessoas que procuram a religião como se fosse uma magia, que querem Deus para lhes dar “sorte” ou para ver se se livram de alguma aflição, mas toda a sua vida é um consórcio com o diabo. Não percebem que essa aflição que Deus permitiu que eles estejam a passar deveria ser um meio de eles acordarem e voltarem-se para Deus, sim, mas abandonando a vida de pecado que levam.
Para além da medalha milagrosa e de uma medalha do Divino Senhor da Serra, trago também o terço sempre comigo: mas para me lembrar que tenho que o rezar, para lhe dar uso. Trazê-lo no retrovisor só para vista não sei se é bom ou mau… Talvez seja bom como sinal; mas… sinal de quê, se aquele objecto, embora religioso, não corresponde a nada do que é a vida da pessoa?
As aparições de Fátima têm pouco a ver com “oferecer uma vela da minha altura”: quando é que as pessoas perceberão que Fátima é oração e penitência? Oração, especialmente do terço, arrependimento e conversão, sacrifício de reparação pelos pecados, oração e sacrifício pela conversão dos pecadores, Missa dominical e confissão, viver em estado de graça para poder comungar e para nos salvarmos eternamente!
*Em Portugal, “bruxa” é como são chamadas as mulheres que praticam magia.
padre_orlandoO Padre Orlando Henriques é um jovem sacerdote da Diocese de Coimbra (Portugal). É pároco “in solido”, ao lado do Padre João Prior, das paróquias da Unidade Pastoral de Pampilhosa da Serra.
*****

http://ocatequista.com.br/

OBS.
Eu acrescento alem do que este  sábio sacerdote falou, mais algumas  observações, bem alem dos símbolos religiosos, relembrar aos que olhando em nós os simbolos da nossa fé, estamos assim dando testemunho diante dos homens, quem somos, quem confiamos e em quem acreditamos. Mesmo que as pessoas que as possua  não pratique a fé, estes símbolos chamam a vive-los. Não importa aonde  eles estejam seja no carro, no pescoço das pessoas, em casa, mesmo quem  os possua não viva a fé. As pessoas que praticam, quando olham estes símbolos nos carros, casas em lugares públicos, se sintam atraídos pelas coisas do céu, elas tornam a lembrar aquele terço, aquela oração, aquele chamado a santidade, sendo assim até as imagens de Jesus, Nossa Senhora e todos o Santos, são aquelas imagens que falam por mil palavras e dão testemunho da fé, deste modo as pessoas que as usa mesmo inconsciente estão pregando sobre Jesus, pois estas imagens lembram as mensagens ensinadas, virtudes e deveres de nós Católicos para com Deus.

As pessoas que os usa e não pratica as mensagens ditas por Nossa Senhora, as quais também pediu que alem de usar as medalhas, fizessem o mais importante  praticassem a santidade, alem do testemunho de usar as medalhas que quer dizer Maria eu sou todo seu, para assim ela levá-los aos braços do seu filho Jesus. Estas medalhas nos recordará que devemos buscar as coisas do céu e não perder as graças enviadas para nossa salvação, o que não podemos dizer é que pecadores não possam usa-las, pois Deus sabe os meios e caminhos que ele usará para salvar os pecadores, mesmo por usar estas simples medalhas, muitas graças do céu são enviadas, que de alguma forma possa ter sido um instrumento mesmo que inconsciente para evangelizar outras pessoas, quando as olha lembram de Deus. Deus é quem sabe, por isto entre tantas coisas do seu amor infinito, fará com que estas pessoas até o fim da vida possa antes da morte não perder as ultimas graças que Deus os envia pela intercessão de Nossa Senhora, por ter confiado nela, é Deus que usa Maria como sempre para levá-los ao amor de seu filho.

Não á duvida que estas medalhas são meios graças e de proteção, contras ciladas do inimigo, que quando ver símbolos  e imagens do amor Divino, não resistem ao que elas representam e fujam sem mais delongas, devemos crê nas promessas as quais Nossa Senhora prometeu as quem as usa, mas não podemos ignorar as palavras da Mãe que não quer que nenhum de seus filhos se percam, que estas medalhas fiquem nos seus pescoços para vos lembrar do Chamado de Deus em Fátima para oração e penitência? Oração, especialmente do terço, arrependimento e conversão, sacrifício de reparação pelos pecados, oração e sacrifício pela conversão dos pecadores, Missa dominical e confissão, viver em estado de graça para poder comungar e para nos salvarmos eternamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.