Milagre o Testemunho da Verdade

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Da graça decaiste vós que querem ser justificado pela lei.



Antes da plenitude dos tempos, antes do advento do Cristianismo, Antes de Jesus morrer pelos nossos pecado, o homem estava separado de Deus, era seu inimigo, pois o pecado o fazia fazer sempre o mau que não queria, enquanto  não conseguia se manter no bem que queria, o pecado o tornava escravo do mau.

A humanidade vivia separado de Deus errante na descida desenfreada ao pecado, e enquanto isto Deus do céu se revelou a um homem Abraão, e com ele fez uma aliança, deste  homem nasceu o povo hebreu, dessedentes direto de Abraão.  Este povo durante muito tempo por causa dos seus pecados foi escravo no Egito  por mais de 400 anos. Porem Deus prometeu um libertador, Um grande profeta Moises, e foi dado a ele por Deus a lei os dez mandamentos. Deus fez uma aliança com este povo. este povo estava separado das demais tribos para guardarem a lei de Deus, e viver separados do pecado e dos costumes dos outros povos.

Deus disse para  Abraão, cumprir um acordo, ele e seus descendentes, para sempre.

Veja aqui diz descente de  Abraão e sim  só este povo,  a aliança do sábado, o dizimo   por exemplo foi em relação ao povo hebreu especificamente e não em relação as multidões de povos que Jesus salvaria.

A questão aqui em resumir esta historia ao máximo é que o fato  dos Cristãos não viverem os mesmo costumes é porque. Antes do Messias vim, o mesmo messias que Deus falou a este povo que viria, e restabeleceria todas as coisas e com ele levaria nossas culpas, este messias ainda não tinha vindo e por isto, os Judeus para serem justificados diante de Deus deveria cumprir muitas cargas pesadas, sacrifícios para serem justos, eles deveriam, guardar os sábados, dar 10 por cento de tudo o que tinha, não comer carnes impuras, manter a barba crescida, eram mais de 600 preceitos, mais isto tudo, como a circuncisão e todas estas coisas, se em uma delas tropeça-se era devedor de todas, pois foi transgressor da lei.

Tudo isto, por exemplo a carne de porco, Deus proibiu o homem de comer por lembrar a imundice do pecado, assim aquilo que lembrava o homem sua tal condição e tendencia ao mau, Deus os tinha proibido, mas agora o pecado, a morte o diabo foi derrotado pelos méritos infinitos de Cristo, logo o que me tornava inimigo de Deus não existe mais, pois no Batismo somos retroduzidos a amizade com Deus, tendo todos os pecados perdoados, por isto, não havendo mas o pecado, não tem o porque viver sob o julgo do que nos  foi imposto por ele.

São Paulo diz que a lei era boa, mas ela existia por causa do pecado, se não existisse pecado não existiria a lei. Logo vindo Cristo na plenitude dos tempos, nos tirou do julgo do pecado, se a luz da lei era boa, melhor ainda é o cumprimento dela que é Cristo. pois tudo e os profetas era a respeito de Jesus, e que tudo da lei nem um i seria tirado até que tudo se cumpre, e tudo foi cumprido, Jesus ressuscitou. As afirmações de São Paulo a respeito que nós Cristão não vivemos mas sobre o julgo dos preceitos judaicos são vários.

Pois Jesus cumpriu toa lei e os profetas. um único homem cumpriu todas estas coisas para todos que nele tenha fé sejam justificados nele, desta forma ninguém diante de Deus pode se vangloriar de suas obras, mais é dom gratuito de Deus.

Veja antes para ser justificado diante de Deus deveria cumprir estas obras que são 613 preceitos, mas hoje por Cristo sou justificado mediante a fé em Jesus. Logo e por isto Paulo diz que em comparação ao evangelho, em comparação a Jesus a justificação por estes preceitos é esterco,  todos os preceitos, dos costumes e praticas da lei, pela magnitude dos infinitos méritos  de Jesus, para ele era esterco porque, porque estas praticas não os levava a santidade, não os levaria ao céu, não os tiraria da escravidão e da servidão do pecado. Nem estes sacrifícios nem os do mundo todo os tiraria do julgo do pecado a morte, pois só o sacrifico de Jesus na Cruz os poderia libertar do pecado, por isto ninguém ainda tinha subido ao céu se não aquele que desceu, nem Moises, nem Abraão todos esperavam a vinda do Messias para os libertar, por isto Paulo diz em comparação a Jesu tudo é esterco, não da para comparar, agora somos filhos de Deus, somos herdeiros, fomos elevados a dignidade de filhos, sentaremos em tronos no céu, não é estas praticas que te salvara mas a fé em Jesus. é isto que Paulo afirma.

Portanto. Paulo diz se os Judeus convertidos querem continuar a viver estas praticas eles rejeitam a Cristo que os libertou,

Gálatas 5.4-6 Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela lei. Decaístes da graça.5. Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada. 6. Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade.

Por exemplo a circuncisão tem o mesmo valor de guardar o sábado, são ordenação de Deus no velho testamento, mas veja o que São Paulo diz a respeito disso.

Deus fez uma aliança perpetua, sim, mas tudo no velho testamente levava a Jesus, o velho testamento é um espelho do que iria ser realizado no futuro, Deus já sabia que todas as aliança feitas com o povo hebreu eles não iriam cumprir, por isto, ele tinha feito e preparado uma nova  e eterna aliança que era Jesus, e passaria a administração da vinha a outro povo, outra nação que desse o fruto que este povo não deu.

 O velho testamento é o novo escondido, o novo é o velho revelado. sobre a aliança que Deus fez com os hebreus  que não foi perpetua pois eles não a cumpriram, á aliança feita entre Deus e Israel A Bíblia menciona a existência de duas alianças. A primeira foi firmada entre Deus e o povo de Israel (Êxodo 19.1-8),  No livro de Hebreus, o escritor se reporta a esta aliança, dizendo: "É por isso que nem a primeira aliança foi consagrada sem sangue. Havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã púrpura e hissopo, e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo dizendo: ‘Este é o sangue da aliança que Deus ordenou para vós’" (Hebreus 9.18-20).

Essa aliança não integrava o povo gentio (Salmo 147.19 e 20): "Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; e, quanto aos seus juízos, não os conhecem”.

Toda via vemos que o sangue dos cordeiros colocados na porta já representava, o cordeiro de Deus que veio tirar os pecados do mundo, e é esta e é este o sangue da aliança que Deus ordenou para nós enquanto aquele sinal colocado nas portas dos hebreus os salvou da morte do corpo, o sangue de Cristo nos salvou  da morte da alma.

Ao mesmo tempo embora o povo de Israel tivesse prontidão em responder que observaria essa aliança, na verdade, não a cumpriu, de modo que Deus prometeu nova aliança. Essa verdade vemos escrito por Jeremias: "Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz para com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, porque eles invalidaram a minha aliança, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor" (Jeremias 31.31 a 34).

No livro de Hebreus fala da nova aliança, dizendo que ela já tinha sido estabelecida por Jesus Cristo: "Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de superior aliança, que está firmada em melhores promessas. Pois se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, nunca se teria buscado lugar para a segunda", (Hebreus 8.6 e 7). Ainda Paulo, falando sobre a antiga aliança, declara: "Ele nos fez também capazes de ser ministros de uma nova aliança, não de letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Coríntios 3.6). Logo, não se pode falar em "aliança perpétua", referindo-se à primeira aliança entre Deus e Israel.

Santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer obra, certamente morrerá.” (Êxodo 31.15, RC.) [9]. Mas Jesus, mesmo sendo dia de sábado, curou pessoas doentes. (Lucas 14.1-6; Mateus 129-13.) [10]. Demonstrou, com isso, violando um preceito rígido da lei de Moisés, que a prática da justiça, da bondade, do amor, da solidariedade é mais importante

Jesus disse  João 16.12-13, que ainda tinha muita coisa para dizer, mas que seria demais para os seus discípulos naquele tempo. Porém, quando viesse o Espírito da Verdade, ele os guiaria em toda a verdade. Pois eles sendo Judeus não suportariam  saber que não deveriam mas guardar o sábado, manter barba crescida etc.  e foi exatamente isto que aconteceu, depois da descida de pentecoste do Espirito Santo, vemos, o Santo Espirito de Deus guiando o povo para esta realidade, quando mandou Pedro evangelizar a casa de um gentio de nome Cornelho, e todos da sua casa, foi um baque para Pedro já que a  lei o proibia de entrar na casa dos gentios, vemos isto quando Deus manda Pedro por 3 vezes comer comidas que a lei proibia, E Pedro disse que não queria comer por nunca ter colocado coisa impura em sua boca, e Deus disse. Não chame de impuro o que Deus purificou” (Atos 10:15). Logo vemos que o sangue de Jesus purificou os gentios, e não é a carne de  porco ou qualquer comida que torna o homem impuro e sim o que sai dele, foi isto que Jesus tinha tentado explicar para os seus discípulos mas eles ainda não puderam entender, pois o Espirito Santo deveria vim, e daria testemunho  de tudo a respeito de Jesus,  e convenceria o mundo sobre  o que é pecado..

Marcos (7,14:23):
14 Em seguida, Jesus chamou de novo a multidão para perto dele e disse: «Escutem todos e compreendam: 15 o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura. 16 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.»
17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus disse: «Será que nem vocês entendem? Vocês não compreendem que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a privada?» (Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros). 20 Jesus continuou a dizer: «É o que sai da pessoa que a torna impura. 21 Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as más intenções, como a imoralidade, roubos, 22 crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impura.»

Por isto e por causa destas praticas que os discípulos de Jesus ainda estava preso e por isto Jesus disse que.  “Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não poderiam suportar isso agora. Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer.” (João 16.12-13, NTLH.)


Textos bíblicos abaixo,  em relação aos adventistas, testemunha de Jeovar e todos que querem continuar a viver sobre o julgo da lei, como guarda o sábado, não comer carne de porco, a onde  vemos São Paulo afirma categoricamente, e condenando todos os Cristãos  que com isto eles estão rejeitando a graça de Deus em troca de continuar a ser justificados pelas obras da lei, pois a bíblia diz que somos salvos mediante a fé em Jesus não mas sobre os 600 preceitos da lei. que incluía o sábado, dizimo, manter barba crescida, ser circuncidado, etc.


Abaixo vemos o próprio São Pedro, no primeiro concilio da Igreja, mesmo ele sendo  Judeu, ele diz, que não deveria colocar estas cargas pesadas da lei, que nem eles, e nem os seus antepassados puderam suportar.

Atos 15.6-12
6 - Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. 7 - E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro disse-Ihes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo DEUS me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho cressem. 8 - E DEUS, que conhece oscorações, Ihes deu testemunho, dando-Ihes o ESPÍRITO SANTO, assim como também a nós; 9 - e não fez diferença alguma entre eles nós, purificando o seu coração pela fé. 10 - Agora, pois, por que tentais a DEUS, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar? 11 - Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor JESUS CRISTO, como eles também. 12- Então, toda a multidão se calou escutava a Barnabé a Paulo, que contavam quão grandes sinais eprodígios DEUS havia feito por meio deles entre os gentios.

Assim estar claro como vemos no versículo abaixo, que Para nós Católicos, sim pois os Gentios que a Bíblia fala são em relação aos Romanos, pois eles são as nações que a bíblia fala que Deus converteria, e é para eles, que  Pedro diz, 

"Com efeito, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor outro peso além do seguinte indispensável:que vos abstenhais das carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da impureza. Dessas coisas fareis bem de vos guardar conscienciosamente. Adeus!(At 15.28,29 - -ARA),

Veja como estar claro que não é pela observação dos 600 preceitos, que o homem seria justificado, e muito menos agora depois do batismo ele deveria continuar  a estar sobe este julgo,  A Bíblia deixa claro que O ESPIRITO SANTO e a Igreja de Deus, em relação a nós nenhuma outra carga alem destas acima ditas, logo, não é o sábado, não é nenhum destes preceitos que te salva mas a fé em Jesus. que recebemos a graça de Deus que nos chama constantemente  para toda boa obra.
 
Por isto, não somos mais escravo do pecado, então não estamos sob o julgo da lei, que veio por causa do pecado, antes não fazíamos o bem que queríamos e sim o mau que não queríamos, mas agora temos a graça de Deus que nos conduz a santidade.

E por isto.

(Gálatas 5:1-10) “1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
2  Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3  De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
4  De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.
5  Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
6  Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
7  Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?
8  Esta persuasão não vem daquele que vos chama.
9  Um pouco de fermento leveda toda a massa.
10 Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação”.

Deus faz uma nova aliança, pois as outras os Judeus a violaram e elas não foram perfeitas, mas Jesus é a perfeita aliança e o perfeito sacrifico, todas as outras alianças são espelhos da eterna aliança que é Jesus. elas são cumpridas em Jesus,  e somos justificados pelo batismo na fé em Jesus, ele é o cumprimento da lei, por isto nenhum i passaria até que tudo se cumprisse nele e foi cumprido.

"Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz para com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, porque eles invalidaram a minha aliança, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor" (Jeremias 31.31 a 34).

Veja se no Velho Testamento diz que o sábado  era uma aliança eterna, também ele diz que era eterna a circuncisão, logo quer dizer que era para ser eterna mas eles a invalidaram pois a aliança um acordo é desfeito  quando umas das partes a invalida, é isto que jeremias diz, os Judeus invalidaram todas estas aliança que os adventistas usam como o sábado.

Em Hebreus fala da nova aliança, afirmando  que foi estabelecida por Jesus Cristo:

 "Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de superior aliança, que está firmada em melhores promessas. Pois se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, nunca se teria buscado lugar para a segunda", (Hebreus 8.6 e 7). Ainda Paulo, falando sobre a antiga aliança, declara: "Ele nos fez também capazes de ser ministros de uma nova aliança, não de letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Coríntios 3.6). Logo, não se pode falar em "aliança perpétua", referindo-se à primeira aliança entre Deus e Israel.


A respeito do sábado Paulo diz

 Colossenses 2:16-17, diz: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo”.

Continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer”.


Vemos que a Lei ordenasse o apedrejamento de adúlteras, Cristo perdoou uma mulher apanhada em adultério. a Lei ordenava  o afastamento dos “puros’ dos leprosos, Cristo se aproximada deles, os tocava e os curava”.


Paulo diz para os Judeus, e também serve hoje em dia para os adventistas, pois não entendem a graça de Deus.  Pois os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido”. (2 Coríntios 3:14 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.