Milagre o Testemunho da Verdade

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A lepra da irmã recalcada de Moisés – Uma lição para quem se rebela contra a Igreja


lepra_miria
A catequese deficiente ou a dureza de coração leva muitos a dizer asneiras como: “Eu não preciso que bispos, tão pecadores como eu, me digam se posso comungar ou não”; “Eu não preciso que padres perdoem meus pecados, eu confesso diretamente a Deus”; “O Papa é um mortal como outro qualquer, eu não preciso dele pra interpretar a Bíblia, eu a interpreto por mim mesmo”. Olha, esse povo tá precisando urgentemente conhecer a história da irmã recalcada de Moisés e dos revoltosos de Coré…
O livro de Números nos conta que a profetiza Miriã, a irmã de Moisés, não aceitava o fato de que ele – um sujeito cheio de limites humanos – exercesse diante do povo uma liderança suprema. Ora, se ela e Araão eram profetas e falavam com Deus, porque precisavam obedecer Moisés? Ele, afinal, havia casado com uma mulher não-hebreia, quando todos sabiam que hebreus só deveriam casar com hebreus. Miriã aproveitou esse vacilo para contestar a autoridade de Moisés, formando com seu irmão Araão o bonde dos despeitados.
Maria e Aarão criticara Moisés por causa da mulher etíope que ele desposara. (Moisés tinha, com efeito, tomado uma mulher etíope.) “Porventura é só por Moisés, diziam eles, que o Senhor fala? Não fala ele também por nós?” E o Senhor ouviu isso.
– Num 12,1-2
Gente, isso não lembra a vocês um certo monge alemão? Aquele mesmo, que no século XVI usou os pecados do Papa como justificativa para se rebelar contra a sua autoridade, proclamou que os cristãos podiam se relacionar com Deus diretamente (sacerdotes pra que?) e deu o pontapé inicial para que o demo dividisse a cristandade em milhares de seitas?
Voltando ao Antigo Testamento. O Senhor ouviu esse rolo e não achou nada legal que aquelas duas criaturas tivessem a audácia atacar o Seu servo. Ainda que Moisés tivesse casado com a Dilma, isso não daria direito a ninguém de contestar sua liderança espiritual.
Resultado: oh-oh…
A cólera do Senhor se acendeu contra eles. O Senhor partiu, e a nuvem retirou-se de sobre a tenda. No mesmo instante, Maria foi ferida por uma lepra branca como a neve. Aarão, olhando para ela, viu-a coberta de lepra.
– Num 12,9-10
Em vez de dar beijinho no ombro pro recalque passar longe, Moisés mostrou ser um homem magnânimo, e implorou a Deus que sua irmã fosse perdoada e curada. O Senhor, então, deu uma aliviada na pena, deixando-a leprosa e banida do acampamento durante sete dias.
core_moises
Algum tempo depois, uma nova rebelião, muito mais crítica e ampla, estourou no meio do povo. Um homem chamado Coré incitou mais de 200 hebreus ilustres (membros do conselho, sacerdotes, entre outros) a peitar Moisés e Araão. Eis o argumento da cambada: todos nóis é ungido, tá ligado, mano? Todos nóis tem Deus no coração, e Moisés não é mais santo do que ninguém pra se achar o manda-chuva da rapaziada!
Acho que já ouvi esse mesmo papo… Deixa eu me lembrar… Era mais ou menos assim: “Obedecer a Igreja? Eu não obedeço homens! A igreja somos nós! Todos recebemos o Espírito Santo!”.
Alguém aí vestiu a carapuça? Alguém…? Nôbári? Que bom. Sigamos em frente!
Eu diria que, comparado à punição dos revoltosos Maria-vai-com-Coré, o castigo da irmã de Moisés havia sido como um fim-de-semana num bangalô de luxo em Bora-Bora. Deus simplesmente abriu o chão, e grande parte dos revoltosos morreram engolidos pela terra. Os que sobraram foram torrados por um fogo que veio do Céu.
chaves_pedroNa História da Salvação, vemos que Deus sempre elegeu um único homem – pecador, mortal – para ser o pastor supremo de suas ovelhas na Terra. Assim foi com Moisés (Antiga Aliança), cuja autoridade prefigurava a autoridade de São Pedro (Nova Aliança). Foi Pedro – e somente Pedro – quem recebeu as chaves dos Céus, e essas foram passadas aos bispos que o sucederam em Roma.
Quem se rebela contra essa hierarquia, se rebela contra um desígnio divino, e está tomado de uma lepra espiritual. Já explicamos isso no post: “A Igreja somos nós”. Sim, desde que unidos à hierarquia.
Um só Deus no Céu, um só pastor e representante de Deus na Terra: se antes era por meio de Moisés que garantia a unidade do povo israelita, hoje é por meio do Papa que Cristo mantém Sua Igreja una.
É interessante ver que, assim como um Apóstolo sucedia a outro, recebendo a unção pela imposição de mãos (como na eleição de Matias, em Atos 1,21-26), Josué sucedeu Moisés.
“O Senhor Deus dos espíritos e de toda a carne escolha um homem que chefie a assembléia, que marche à sua frente e guie os seus passos, para que a assembléia do Senhor não seja como um rebanho sem pastor.”
O Senhor respondeu a Moisés: “Toma Josué, filho de Nun, no qual reside o Espírito, e impõe-lhe a mão. Apresentá-lo-ás ao sacerdote Eleazar e a toda a assembléia, e o empossarás sob os seus olhos.Tu o investirás de tua autoridade, a fim de que toda a assembléia dos israelitas lhe obedeça.
– Num 27,16-20

Fonte. http://ocatequista.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.